10 Dicas para Deixar o Trânsito Melhor

Veja algumas dicas que podem diminuir o stress no trânsito das grandes cidades e que melhoram a convivência

Experimente Utilizar Mais Vezes o Transporte Público

A realidade de muitas cidades brasileiras é um transporte público caótico, mas ainda sim, vale a pena utilizá-lo em algumas situações. Aproveite os fins de semana e os feriados, por exemplo, para deixar o carro na garagem e utilizar os ônibus e metrô. Nestes dias, você tem mais tempo e, geralmente, estes transportes estão mais vazios, o que pode ser um motivo a mais para você deixar o banco do motorista e desfrutar da paisagem da sua cidade.

Trânsito Melhor

Esqueça o Celular Enquanto Dirige

Além de ser proibido por lei (multa de R$ 85,13 e menos 4 pontos na carteira), você acaba colocando em risco sua vida, a vida de quem está com você e a dos pedestres que estão nas vias. É muito gentil ser um motorista consciente, por isso, nunca combine direção com ligação. Caso precise atender o telefone, pare o carro em um local seguro e atenda a ligação.

Use a Buzina com Prudência

Ficar buzinando no trânsito por qualquer motivo gera stress para você e para os demais motoristas. No sinal que acabou de abrir, por exemplo, não fique buzinando para quem está na sua frente. Lembre-se que o motorista da frente precisa de tempo para engatar a marcha e dar a partida. Use a buzina somente quando for necessário. E lembre-se que buzinar com intensidade e sem motivo é infração de trânsito!

Dê Carona

Ser o motorista da vez pode ser muito bacana. Significa menos carros nas ruas, menos poluição na cidade, além de ter os amigos por perto. Dá até para colocar o papo em dia com todo mundo no mesmo carro. Dar carona é gentil e facilita a vida de todas as pessoas.

Não Jogue Lixo na Rua

Mais do que gentileza, não jogar lixo pela janela do carro é sinal de educação e civilidade. Além disso, jogar lixo pela janela do veículo pode render multas e perca de pontos na carteira de habilitação. É claro que também tem a questão do meio ambiente, isso porque, alguns dos materiais mais jogados pelos motoristas demoram bastante para se decompor, como por exemplo, o plástico, que demora, em média, 400 anos para finalizar o processo de decomposição.

No caso de chicletes, o tempo aproximado é de cinco anos. E para pontas de cigarro, a estimativa é de um a dois anos. O vidro leva cera de 400 anos, enquanto papeis e cascas de frutas duram de três a 12 meses. Por isso, a maior gentileza, neste caso, é com o meio ambiente. Coloque uma sacolinha de lixo dentro do carro, assim você se livra das punições e será legal com a natureza.

Use a Seta de Direção

Muitos acidentes acontecem porque os motoristas deixam de sinalizar o que irão fazer. A seta indicativa de mudança de direção deve ser usada sempre que você mudar de direção. Esta atitude evita muitos transtornos no trânsito, além de evitar acidentes. Lembre-se que nem os pedestres, nem os motoristas que estão atrás de você tem o poder de advinhar para onde você está indo.

Não Pare Sobre as Faixas de Pedestres

Se você para sobre a faixa deixa pouco espaço para os pedestres realizarem a travessia com segurança. Lembre-se que pessoas idosas, cadeirantes, pessoas andando com ajuda de muleta, de andador, mulheres grávidas, com criança de colo, são pessoas que costumam atravessar mais lentamente a faixa de pedestres e, em alguns casos, precisam de espaço para se locomover com segurança.

Também não é nada gentil deixar de dar a vez ao pedestre. É, ainda, infração gravíssima com 7 pontos na carteira, mas mais do que é isso, o mais importante é lembrar que você também tem seus dias de pedestres e, somo todo mundo é bom dar e receber respeito e gentileza.

Não Dê o Troco

Muitas situações no trânsito deixam as pessoas estressadas. É uma seta que deixou de ser dada, um motorista que deixou de dar passagem ou até mesmo um motorista mais nervosinho, mas o melhor a se fazer para evitar o transtorno do trânsito é ignorar. Isso significa não dar o troco. Pode ter certeza que seu ato de gentileza vale muito mais do que qualquer provocação alheia.

Não Feche o Cruzamento

Fechar o cruzamento é uma das várias atitudes que complicam o trânsito sem beneficiar ninguém. Segundo o art. 45 do Código de Trânsito Brasileiro: “Mesmo que a indicação luminosa do semáforo lhe seja favorável, nenhum condutor pode entrar em uma interseção se houver possibilidade de ser obrigado a imobilizar o veículo na área do cruzamento, obstruindo ou impedindo a passagem do trânsito transversal”.

É importante lembrar que só deve acessar a área do cruzamento – também conhecida como área de conflito – se tivermos a certeza que nada nos obrigará a ficar parado ali, no meio. Fechar o cruzamento é infração média, com aplicação de multa de R$85,13 e quatro pontos no prontuário.

Não Exagere no Volume do Som

Ouvir música enquanto se dirige é uma delícia, mas esta experiência pode ser boa apenas para você, dependendo do volume que está o som. As pessoas que estão do lado de fora do carro não precisam curtir suas batidas do funk ou sua balada sertaneja. Além disso, música muito alta o impedirá de ouvir os sons do trânsito, como uma ambulância que pede passagem.

Cadastre seu e-mail no campo abaixo para receber as novidades:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 + 6 =

Que Ônibus Passa Aqui

Que Ônibus Passa Aqui?

Maio Amarelo

Maio Amarelo