Cursos de Mecânica para Mulheres

Virabrequim, cárter, biela, vela de ignição, ventoinha, válvula, turbo. Você mulher, sabe o que são e para que servem estas peças que compõe seu carro?

Não se preoucupe se não souber, o importante é ter em mente que é possível aprender sobre elas e muitas outras peças fundamentais para o funcionamento do seu veículo. É que muitas empresas oferecem, em Minas Gerais, e em muitas cidades do país, cursos de mecânica para mulheres.

A concessionário Volkswagen Recreio, do Bairro Estoril, em Belo Horizonte, por exemplo, está com as inscrições abertas para o Curso Mecânica Inteligente para Mulheres, que irá acontecer já no inicio do próximo ano. Com quatro horas de duração, o curso é voltado apenas para o universo feminino, ensinando, entre outras dicas, como trocar pneu, avaliar o nível de óleo e água e cuidados básicos com o carro. A aula é ministrada pelos instrutores das oficinas do Recreio e é totalmente gratuita. As mulheres interessadas em participar do curso de mecânica para mulheres deve entrar em contato pelo telefone (31)3319.9153.

Cursos de Mecânica para Mulheres

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MG) também oferece o curso de mecânica de automóveis em Belo Horizonte. Não necessariamente restrito às mulheres, o curso é gratuito e integra a grade de cursos de Aprendizagem Industrial da escola. Em algumas unidades, existem cursos começando quase toda semana, geralmente as segundas ou sábados.

Para participar do curso, o aluno tem que ter mais de 18 anos e estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino. Além disso, os candidatos passam por uma prova de conhecimentos gerais, que integra o processo seletivo. A vantagem de estudar no Senai-MG é que a escola oferecem cursos voltados para o mercado de trabalho, oferecendo aos alunos boas oportunidades de estágio e emprego.

Entre os assuntos abordados, estão fundamentos de mecânica, metrologia automotiva, sistemas de freios, suspensão, transmissão e direção, motor, injeção e ignição eletrônica. Informações podem ser conseguidas pelo site www.fiemg.com.br.

A DPaschoal, em São Paulo, também oferece o curso de mecânica básica para mulheres. Com o objetivo de cada vez mais dar conhecimento sobre mecânica a este público o curso é itinerante e percorre o país com aulas teóricas e práticas. A escola já ofereceu o curso em cidades mineiras por diversas vezes, e é preciso ficar de olho na programação através do site.

No curso de mecânica para mulheres, as alunas aprendem formas simples de cuidar do carro, além de contarem com várias dicas de segurança, manutenção e direção defensiva.

O diferencial é que, quem participa das aulas recebe apostila para acompanhamento do conteúdo ministrado e, ao final, ainda ganham o certificado de conclusão. Informações podem ser acessadas no site da DPaschoal.

Mulheres Off-road

Guaxupé, Patos de Minas, Ipatinga e Belo Horizonte são as quatro cidades mineiras que possuem cursos de mecânica para mulheres, oferecido pelo Portal Auto Shopping e a Goodyear.

O curso de mecânica para mulheres tem como objetivo proporcionar conhecimento dos principais componentes do carro. Além disso, as aulas ensinam as alunas quais são os procedimentos técnicos recomendados para a manutenção do veículo.

As aulas do curso de mecânica para as mulheres abordam temas como sistema de suspensão, pneus, amortecedores e molas; alinhamento e balanceamento; freios, fluídos e lubrificantes em geral; motor, câmbio, embreagem, escapamento, injeção eletrônica e parte elétrica e dicas de manuseio em geral.

A primeira edição do curso aconteceu em setembro de 2013 e reuniu cerca de 500 mulheres dispostas a sujar a mão de graxa. Ministrado pela piloto de ralis Helena Deyama, o curso de mecânica para mulheres percorre o país e é sucesso por onde passa. A programação de 2014 ainda não foi divulgada, mas é certo que o curso acontecerá no próximo ano atraindo centenas de apaixonadas por carros.

DETRAN DF é Pioneiro no Curso de Mecânica para Mulheres

Com o objetivo de evitar que as mulheres caiam em golpes de mecânicos que agem por má fé, o DETRAN MG é pioneiro em oferecer um o Curso Básico de Mecânica para Mulheres. A primeira edição do curso aconteceu em novembro passado e contou com a participação de 35 mulheres.

O curso foi totalmente gratuito, com carga horária de 20h/a. Puderam participar mulheres habilitadas que possuiam interesse em aprofundar os conhecimentos sobre o funcionamento dos veículos de duas e quatro rodas.

A iniciativa ainda acontece apenas em Brasília, mas a ideia é que ela se repercurta para outras cidades e, quem sabe, para outros estados do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − catorze =

Normas para Ciclistas

Código de Trânsito Prevê Normas para Ciclistas

Novo Serviço do DETRAN MG no UAI Praça Sete

UAI Praça Sete Oferece Mais um Serviço do DETRAN MG