Dicas para Passar no Exame de Direção do DETRAN MG

Você passou nos exames psicológicos e na legislação, agora é a hora de mostrar que você sabe colocar em prática aquilo que aprendeu na teoria

Em Belo Horizonte, apenas 35% dos candidatos passam na prova de direção do DETRAN MG. Em 2012, dos 31.800 candidatos a novos motoristas, 20.700 voltaram para casa sem a tão desejada carteira de habilitação. Para que você não faça parte desta ruim estatística, confira algumas dicas para que você seja aprovado no exame de direção do DETRAN MG.

Veja também:

Dicas para Passar no Exame de Direção

Antes da Prova de Direção

Conheça o Percurso

Dirigir nas rotas da sua prova é bom para você adquirir confiança. Seu instrutor saberá onde será seu exame tão logo ele seja marcado. Peça a ele para levá-lo na véspera do exame.

Se Alimente e Durma Bem

Um dia antes do exame coma e durma bem. De nada irá adiantar ficar ansioso. Fazer a prova de direção descansado lhe ajudará a ficar concentrado no exame.

Afaste a Tensão

Não entre em rodas de conversas que o assunto gira em torno da pergunta “você está nervoso?”. Isso só fomenta o nervosismo e não te ajuda em nada. Antes da prova, se distraia sozinho. Leia um livro, folheie uma revista ou escute música.

Esqueça os Remédios Calmantes

Calma é uma questão psicológica, por isso, não se medique com remédios que prometem tirar a ansiedade e o nervosismo. Além de fazerem mal eles podem ter efeito contrário. Respire fundo e mostre o que você sabe fazer.

Sem Medo de Dirigir

Examinadores Não São Monstros

Não caia nas teorias conspiratórias de quem já passou pelo exame de direção sobre a bravura dos examinadores. Eles não são monstros e não estão lá para reprovar as pessoas. Reprovam quem merece ser reprovado e aprovam quem merece ser aprovado. Examinadores do DETRAN MG são pessoas comuns que estão tendo mais um dia de trabalho, lembre-se disso.

Na Hora da Prova de Direção

Lembre-se dos Detalhes

Entrar no carro, conferir se a porta está fechada, conferir os retrovisores e colocar o cinto de segurança são algumas situações que podem passar despercebidas se você estiver nervoso. Por isso é importante se manter calmo. Uma dica válida é repetir este ritual mentalmente várias vezes para que você não esqueça de nada. Ah! e não se esqueça de destravar o freio de mão!

Baliza sem Terror

Para o DETRAN MG a primeira etapa da prova de direção consiste em fazer a baliza e, só depois de aprovado nela é que o candidato passa para o exame de rua. Por isso, é fundamental manter-se calmo na hora de fazer a baliza. Se estiver longe da faixa amarela basta engatar a 1ª marcha, ir um pouco para frente e depois voltar de ré. Depois, acerte a roda. Lembre-se que você tem cinco minutos ou três chances para fazer a baliza.

Setas e Pontos da Baliza

Nunca esqueça de dar seta para sair com o carro do ponto para iniciar a baliza. Não dar seta faz você perder pontos na baliza. Outra dica é marcar no carro e nos retrovisores os pontos do passeio. Seu professor certamente fez estas marcações com você nas aulas. É só lembrar deles.

Não Passe dos 40km/h

Da baliza para a rua. Depois de ser aprovado na baliza é hora de mostrar que você sabe dirigir. Lembre-se que o DETRAN MG permite que você ande a apenas 40 km/h, no máximo. Então, não adianta acelerar o carro mais do que isso. O faça apenas se o examinar mandar que você desenvolva o carro.

Pare!

Durante o percurso respeite as paradas obrigatórias e, ao ver um semáforo, vá diminuindo a velocidade. Parar embaixo de um sinal amarelo você estará automaticamente reprovado. Se ultrapassar se ele estiver vermelho, também. Também não adianta correr para passar no sinal verde.

Parada sem Uso do Freio

Você sabe o que significa este termo? Ele é a pegadinha dos exames de direção do DETRAN MG. Nada mais é do que fazer controle de embreagem. Provavelmente o examinador pedirá que você faça em uma ladeira de ré. É só colocar a marcha ré e encontrar o ponto de equilíbrio da embreagem. É importante não deixar o carro morrer.

Sem Conversa-Fiada

É importante ter em mente que os examinadores não são seus amigos, por isso, não desconcentre tentando puxar assunto em uma tentativa de mostrar que você merece a carteira.

Tire o Pé da Embreagem

Dirigir com o pé na embreagem faz com que você perca pontos no exame. Por isso, tire o pé da embreagem e só a acione quando for parar totalmente o carro ou quando for trocar de marcha.

Não Invente

Na hora do exame não tente fazer o que você não sabe para tentar mostrar que sabe. Opte pelo simples e faça exatamente o que lhe for solicitado. O mais importante é lembrar que você sabe o que deve ser feito.

Saiba o que Te Faz Perder Pontos no Exame de Direção

I – FALTAS ELIMINATÓRIAS (REPROVAÇÃO):

A) Desobedecer a sinalização semafórica e de paradas obrigatórias; B) Avançar sobre o meio fio; C) Não colocar o veiculo na área balizada, em no máximo três tentativas no tempo estabelecido; D) Avançar do sobre o balizamento demarcado quando da colocação do veiculo na vaga; E) Usar a contramão de direção; F) Não complementar a realização de todas as etapas do exame; G) Avançar a via preferencial; H) provocar acidente durante a realização do exame; I) Exceder a velocidade indicada na via; J) Cometer qualquer outra infração de natureza gravíssima.

II – FALTAS GRAVES (03 (TRÊS) PONTOS NEGATIVOS):

A) Desobedecer a sinalização da via, ou do agente da autoridade de trânsito; B) Não observar as regras de ultrapassagem ou de mudança de direção; C) Não observar a preferência do pedestre quando ele estiver atravessando a via transversal na qual o veículo vai entrar, e quando o pedestre não tenha concluído a travessia, inclusive na mudança de sinal; D) Manter aporta do veículo aberta ou semi-aberta durante o percurso da prova ou parte dele; E) Não sinalizar com antecedência a manobra pretendida ou sinalizá-la incorretamente; F) Não usar devidamente o cinto de segurança; G) Perder o controle da direção do veículo em movimento; H) Cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza grave.

III – FALTAS MÉDIAS (02 (DOIS) PONTOS NEGATIVOS):

A) Executar o percurso da prova, no todo ou parte dele, sem estar o freio de mão inteiramente livre; B) Trafegar em velocidade inadequada para as condições adversas do local da circulação, do veiculo e do clima; C) Interromper o funcionamento do motor, sem justa razão, após o inicio da prova; D) Fazer conversão incorretamente; E) Usar buzina sem necessidade ou em local proibido; F) Desengrenar o veículo nos declives; G) Colocar o Veículo em movimento, sem observar as cautelas necessárias; H) Usar o pedal de embreagem, antes de usar o pedal de freio nas frenagens; I) Entrar nas curvas com a engrenagem de tração do veiculo em ponto neutro; J) Engrenar ou utilizar as marchas de maneira incorreta, durante o percurso; K) Cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza média.

IV – FALTAS LEVES (01 (UM) PONTO NEGATIVO):

A) Provocar movimentos irregulares no veiculo, sem motivo justificado; B) Ajustar incorretamente o banco do veículo destinado ao condutor; C) Não ajustar devidamente os espelhos retrovisores; D) Apoiar o pé no pedal da embreagem com o veículo engrenado e em movimento; E) Utilizar ou interpretar incorretamente os instrumentos do painel do veículo; F) Dar partida ao veículo com a engrenagem de tração ligada; G) Tentar movimentar o veículo com a engrenagem de tração em ponto neutro; H) Cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza leve.

Agora que você já sabe o que fazer, respire fundo e mantenha a calma. A carteira de habilitação é a consequência da sua dedicação. Boa sorte.

23 Comments

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    • Ola pessoal,
      Fiz questão de postar este comentário, pois, hoje foi um dia sensacional ” PASSEI NA PROVA (BALIZA)”…
      E senti na pele como é difícil não ficar nervoso etc… Mas, acreditem, tive que ser reprovado por duas vezes até finalmente minha glória vir hoje. E estou muito feliz…
      Deixo aqui algumas dicas que podem ajudar:

      1ª – No dia anterior, evite se aborrecer no trabalho ou em casa. Quem tem uma mulher ou marido meio chatinha, fique bem longe para não rolar estresse.
      2ª -Alimente-se direito, nada de comida pesada, feijoada, dobradinha, etc. E durma cedinho, nada de ficar até tantas horas, mesmo que sua prova seja mais tarde.
      3ª- Acorde cedo, vá a padaria, compre pão, queijo, presunto… Façam um café reforçado, mais não abuse.
      4ª-Faça um sanduíche para levar. Tem lugares que não têm lanchonetes e no local da prova e por você ficar com fome, a sensação é que você está fraco e isso lhe prejudica na hora da prova. Fraqueza + nervosismo não funciona.

      5ª – Existe três regrinhas básicas que me ajudou após ter gravado: -Assim que entrar no carro no dia do prova, lembrem-se;
      -Regular o banco
      -Regular os retrovisores
      -Coloque o cinto

      6ª -Agora vem mais três regrinhas que também decorei e deu certo no dia:
      -Após ter ligado o carro, já acione a seta ( Pra cima). Na hora do nervosismo vc acaba esquecendo. Foi desta forma que fui reprovado na prova anterior.
      -Coloque a ré ( Com muito cuidado, pois se não entrar corretamente, eles tiram dois pontos).
      -E abaixem o freio de mão até o final, conferindo se a luz do painel desligou.

      7ª -Faça exatamente o que foi treinado para fazer, esqueça que ali dentro têm uma pessoa esperando que você dê um mole.

      Bom, tudo que relatei acima realmente é experiência de vida. Aconteceu comigo e até hoje via isso como se fosse um bicho papão. Lembrem-se, errar é humano, se por ventura errar em sua prova e não passar. Corrija seus erros na próxima e certamente conseguiram.

      Tenham fé e boa prova!

  1. tive a infeliz sorte de quando ia marcar o exame de rua , fraturei o braço. Agora tenho que fazer tudo de novo, pois venceu a pauta. mas vou fazer com fé em Deus, sequirei os conselhos e vou passar com fé em Deus.

  2. Ao fazer a baliza é necessário virar o corpo e olhar para trás (no vidro traseiro para ver os pontos de referência) ou pode-se olhar as referências pelos retrovisores?

  3. eu estou no 5 exame e nao consigo , eu nao fico nervosa , mas eu acabo fazendo algo errado acho ke sou muito destraida pq a minha direçao e otima os esamindores todos falarao nao sei oke acontece na horar so DEUS..

  4. estou tentando a minha carteira b não fis o teste ainda mas so de pensar em passar por tudo de novo ja da um frio na barriga, com fe em Deus tudo vai dar certo.

  5. Realmente muito boas todas essas dicas…mais o nervosismo é inevitável…preciso me acalmar e fazer tudo certo na hora da prova….

  6. Fiz meu primeiro exame hj, e nossa foi muito ruim, pois antes de entrar no carro eu achei q não estava nervosa, ai ajeitei o banco, os retrovisores, coloquei o cinto e… esqueci de baixar o freio de mão, putz me deu um coisa aquela hora q fiquei totalmente nervosa, depois não consegui parar sem usar o freio, ou seja, reprovada, no próximo tentarei ficar mais calma, e principalmente mais atenta.

  7. Boa Noite …
    Meu exame é amanhã bem cedo depois de quase estar vencendo o prazo vou fazer meu primeiro e último exame que Deus esteja comigo .. Fiz tudo direitinho hoje na aula tudo que estava errado consertei hoje. Que eu saia de lá Aprovada … em nome de Jesus …

  8. Meu exame e dia 16/01 estou confiante. E confio no meu Deus. Segurei todas as dicas. Mais o nervosismo todos temos. Vou fazrr minha oração ao entrar no carro e confiar que eu posso. Jamais pensar negativo.

  9. Essa prova é muito rápida. É a prova do susto. Parece competição de rodeio. Feita para te derrubar. Feita para reprovar. Se possui intenções de reprovação tão claras, os benefícios dessa reprovação para o órgão que aplica é que ficam evidentes. Só tentei duas vezes, mas parece que não é possível passar, haverá sempre “um susto”, “um descuido”, “um retrovisor”… Se eu olhar e dar sinais com tanta ênfase como pedem, perco a direção do veículo. Ansioso? Acho que quem são ansiosos são os examinadores: o tempo todo antecipando que você errou e ansiosos para tão logo terminarem o exame.

  10. Fui reprovado hoje, fui fazer contrle de embreagem e acabei deixando o pneu encostar no meio fio, EU fico mto nervoso ja nao sei oque fazer.

  11. Protesto,
    Não concordo com a didática do Exame de Direção Veicular do Detran, fiz meu primeiro exame e não me senti avaliada de fato como não tendo habilidade para conseguir a minha (PPD), (Permissão para dirigir). Durante os treinamentos aulas de direção, enfrento as principais avenidas da cidade como Cristiano Machado, Antônio Carlos, Bernardo Vasconcelos, Américo Vespúcio, dentre outras avenidas e Ruas de grande fluxo de trânsito na cidade: Rua Jacuí, José Cleto… Cidade Nova, Pampulha etc… Ontem, durante o treinamento pré-exame conduzi o carro na ida e na volta debaixo da maior chuva, (visibilidade péssima) sem maiores problemas nem para mim e nem para os demais condutores, seguindo e respeitando a legislação real que de fato enfrentamos nas vias e ruas da cidade com todos os problemas e complicações que estamos sujeitos no nosso dia a dia. Portanto aquela ilusão da perfeição das manobras exímias cobrada pelos servidores que representam o poder público do Detran ela não existe como prova da minha habilidade para conseguir a (PPD) fato é que através do porte da (LADV), durante os treinamentos diários conduzo o veículo, sem acidentes, colisões e atropelamentos. Conclusão, estamos em mundo real, não caberia aos responsáveis pararem pelo menos para refetir sobre o assunto. Queremos condutores “perfeitos” fictícios em (5) minutos de “teste” ou condutores hábeis para enfrentar o trânsito caótico de Belo Horizonte, como ele se apresenta hoje. Como no meu caso em que eu citei acima. Obrigada pela delicadeza do tratamento dos meus avaliadores no meu exame, mas eu discordo do resultado final das faltas a mim concedidas. E por isso mesmo não concordo com a forma de avaliação do Exame de Direção Veicular do Detran {Contran} conforme ela se processa hoje.
    Patrícia Araújo

    • Concordo em tudo que você disse. Quem tinha que nos avaliar era o próprio instrutor da auto escola. Porque ele sim sabe se você dirige ou não. Esses exames de direção são ilusórios e os examinadores são adivinhas e criam situação na cabeça que não condizem com a realidade do trânsito e muito menos dos locais que são feitos os exames.

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