Licenciamento de veículos 2021: tudo que você precisa saber

Com o novo ano começando, conhecer o valor da taxa licenciamento 2001 em MG é extremamente importante. Afinal, um veículo datado e com problemas em seus documentos pode ocasionar diversos problemas.

Ainda assim, até o mês passado sequer era conhecido qual o valor da mesma, o que trazia diversos questionamentos para a população. Fora os outros detalhes envolvidos na taxação.

Por isso, neste artigo, apresentaremos todos os dados necessários para que você esteja a par do que fazer para realizar o licenciamento 2021 MG do seu veículo.

Aproveite e boa leitura!

Taxa licenciamento 2021 MG: por que entender sobre o assunto?

O licenciamento de veículos é extremamente importante para qualquer motorista. Afinal, este é o documento que comprova que seu carro se encontra dentro dos conformes das normas de segurança e ambiental referentes ao segmento automotivo.

Um automóvel que não possua licenciatura está terminantemente proibido de circular em qualquer via do país. Aqueles que forem encontrados circulando em tais condições serão confiscados e levados pela polícia, ocasionando uma multa para o dono do mesmo.

Sendo assim, entender sobre este assunto é uma necessidade para qualquer um que possua um veículo registrado em seu nome. O carro, em muitos casos, é um sonho realizado e perdê-lo apenas por conta de descuido com documentação será extremamente frustrante.

Como posso saber se um veículo é licenciado?

Descobrir se um veículo está licenciado é relativamente simples.

Para tal, basta que o interessado na informação busque no Detran de seu estado utilizando algumas informações. Tal busca pode ser realizada pessoalmente ou por meio do site do próprio órgão.

Para acessar as informações, será necessário que insira dados como:

O procedimento de acesso virtual é simples. Basta acessar o site da secretaria da fazenda e seguir estes passos:

1 – Com o site aberto, você verá uma tela de pesquisa solicitando o RENAVAM do veículo, assim como o ano de exercício da licenciatura que você procura;

2- Após informar os dados, existirá uma imagem ao qual você deverá decifrar, uma imagem existente na própria tela. Isso evita pesquisas automáticas por robôs ou outros sistemas;

3- Após preencher a imagem, basta clicar em “Continuar” que será exibida uma nova tela com os dados do seu veículo, bem como valor do IPVA, DPVAT e do Licenciamento.

Quando uma licenciatura vence?

Assim como no resto do país, a taxa licenciamento 2021 mg também representa o vencimento da realizada no ano passado. E, como em todos os anos, é preciso estar atento quando essa vence, uma vez que, a partir do dia datado, seu veículo será considerado irregular.

Entretanto, é preciso ressaltar que a data desse evento é variável de estado para estado. Ainda que o licenciamento 2021 MG ocorra igualmente com outros estados, o dia pode divergir das outras partes do país.

Como é feita a taxação?

A taxa de licenciamento do Detran é feita na forma de rodízio por meio do boleto bancário. Além dos dias podendo variar, o valor também é oscilante, ao depender de onde o proprietário do automóvel reside.

O valor do licenciamento 2021 MG pode oscilar entre R$ 50,00 e R$ 100,00, assim como nas outras localidades regionais, sendo preciso conferir o próprio boleto ou site do órgão para obter tal informação

Até quando posso pagar o licenciamento 2021 MG Detran?

Atentar-se às datas de vencimento do pagamento também é imprescindível.

Como dito anteriormente, este será feito em forma de rodízio, mudando ao depender da placa do carro a que se refere. Os dias máximos para se realizar o pagamento são:

  • Para placas com final 3 e 4: Cota única: 19 de janeiro; 2° parcela: 19 de fevereiro;
  • Para placas com final 5 e 6: Cota única: 20 de janeiro; 2° parcela: 22 de fevereiro;
  • Para placas com final 7 e 8: Cota única: 21 de janeiro; 2° parcela: 23 de fevereiro;
  • Para placas com final 9 e 0: Cota única: 22 de janeiro; 2° parcela: 24 de fevereiro;

Logo, fique atento ao dia do vencimento, para evitar problemas relacionados à irregularidade por conta do vencimento do prazo de pagamento com a licenciatura.

Onde pagar o Licenciamento 2021 Detran MG?

Como isso também é variável ao depender do estado, o método e o local de pagamento podem ser comumente confundidos.

O licenciamento 2021 MG e valor referente ao mesmo pode ser quitado em qualquer agência bancária ou lotérica, no próprio caixa eletrônico ou na boca do caixa, se preferir. É possível, ainda, pagar diretamente em uma agência dos Correios.

Para facilitar ainda mais a vida do motorista, também serão aceitos boletos pagos via internet banking, evitando a necessidade de ir a um banco, uma vez que poderá fazer a quitação da taxa direto de sua casa.

Após o pagamento, você receberá um comprovante e o Certificado de Registro e Licenciatura de Veículos (CRLV), que atesta que o seu carro está licenciado e pode circular normalmente ao longo do ano.

Agora, basta atentar-se ao Licenciamento!

Conhecendo essas informações do artigo, você poderá, facilmente, se manter atento ao licenciamento do seu veículo. Logo, evitar problemas como recolhimento e multas do carro será muito mais fácil, uma vez que o automóvel estará em dia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 1 =

Consulta de Multas DETRAN MG

DETRAN MG – Consulta de Multas e Infrações

DPVAT 2021 MG: Saiba tudo sobre o seguro obrigatório