Licenciamento de Veículos 2014

O Licenciamento é o documento que certifica que seu veículo está em dia com suas taxas. Pagamento deve ser feito junto com o DPVAT.

O Certificado de Registro e Licenciamento de veículos (CRLV) é um documento de registro e identificação do veículo que tem seu porte obrigatório pelo condutor. Este documento deve ser renovado anualmente por todos os proprietários de veículos automotores. Isso é feito para que o veículo esteja em condições legais de circulação.

Veja também:

Licenciamento 2014 MG

Valor da Taxa de Licenciamento (TRLAV)

O Licenciamento é realizado automaticamente, sempre que o condutor quita todas as suas obrigações anuais. Isso significa estar com o seguro obrigatório e multas pagas, por exemplo. O valor da taxa de licenciamento – TRLAV é divulgado sempre no início de cada ano, mas o valor gira em torno dos R$70, sendo bastante acessível. Os pagamentos são feitos de acordo com os finais das placas dos veículos.

Desta forma, carros e motos com finais 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 0 devem pagar a taxa de licenciamento nos meses de abril, maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro, respectivamente. Os caminhões com placas de finais 1 e 2, tem vencimento em setembro, com finais 3, 4 e 5 em outubro, 6, 7 e 8 em novembro e finais 9 e 0 em dezembro.

O pagamento da taxa de licenciamento deve ser feito em qualquer rede credenciada como os bancos Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Mercantil do Brasil, Bancoob, Caixa Econômica Federal e nas casas Lotéricas. No momento do pagamento da taxa de licenciamento você deve apresentar também o documento do carro e os comprovantes de que está em dia com IPVA e do DPVAT.

Vale lembrar que, assim como o vencimento do IPVA e do DPVAT, a taxa de licenciamento tem prazo para ser paga, conforme datas estipuladas pela Secretaria de Estado da Fazenda (SEF). O valor é válido para regularizar o veículo durante o ano corrente. Depois de efetuado o pagamento, o CRLV é enviado, via Correios, para o endereço que consta o registro do veículo.

O não pagamento da taxa de licenciamento acarreta consequências graves como a apreensão do veículo, multa e sete pontos na carteira. Por isso é essencial o pagamento da taxa na data estabelecida. Lembre-se que, para ter o CRLV também é preciso estar com as multas quitadas. Se o modelo do seu carro é antigo, também será necessário estar em dia com a Inspeção Ambiental, não ter restrições judiciais e ainda que o cadastro de seu endereço atual seja o mesmo do veículo para ter o documento.

Para começar o ano sem dívidas

A melhor forma de começar o ano com o pé direito é ficar atento as datas de pagamentos dos impostos dos veículos para não ter que pagar juros por atraso. Além disso, vale pensar sobre se é mais vantajoso pagar os impostos a vista ou parcelado.

Uma dica dada pelos especialistas é reservar o 13º salário para o pagamento destas taxas do início do próximo ano, bem como negociar tudo o que puder. Afinal de contas, com dinheiro na mão, o poder de barganha é muito maior. Mas em casos em que o parcelamento é a opção, faça prestações das quais consiga pagar e que este valor não comprometa seu orçamento. As vezes, é melhor pagar por mais tempo valores menores do que ficar sufocado por pouco tempo, mas com dívidas com valor muito extenso.

No caso do IPVA 2014, por exemplo, que pode ser pago parcelado, o condutor deve verificar se o desconto é maior ou menor do que o rendimento da poupança, caso o dinheiro estivesse aplicado. Se o desconto for maior do que o rendimento, é melhor pagar à vista. Se for menor, é melhor pagar parcelado. Isso significa que, nos estados em que o desconto para pagamento à vista é de R$3% ou menos, como é o caso de Minas Gerais, vale parcelar o IPVA, já que o rendimento da poupança chega a 1%.

Nos estados em que o desconto é de 5% ou mais, é mais vantajoso pagar a vista, já que é bem difícil encontrar uma rentabilidade de poupança com este valor.

Em Minas Gerais, a primeira parcela do IPVA 2014 vence no dia 15 de janeiro, referente aos veículos com placas de final 1. Os pagamentos do IPVA 2014 das placas de final 2 serão feitos no dia 16. A escala acaba com o número 0, no dia 28 do mesmo mês.

Já o seguro DPVAT e o licenciamento devem ser pagos juntos, de acordo com as terminações das placas dos veículos. Lembrando que, para que o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) seja emitido, as três taxas devem estar quitadas.

Cadastre seu e-mail no campo abaixo para receber as novidades:

21 Comments

Leave a Reply
  1. Licenciamento é uma safadeza para arrecadar dinheiro, é um absurdo cobrar 75,00 para imprimir um pedaço de papel.
    Quando o IPVA e o DPVAT são pagos, é obrigação de quem recebe emitir um comprovante, esse então seria o certificado de registro do veículo, más brasileiro aceita tudo calado né!
    Então toma mais essa! não demora muito inventarem outra ‘taxinha’ para pagarmos para bancar os ‘bons da boca’.
    Sem falar no IPVA, que sei lá pra que usam, pq estradas e ruas estão cada vez piores e se cair um sereninho então, só buraco. Depois passam tampando os buracos irregularmente, as ruas ficam parecidas com tobogã…
    Infelizmente não vai adiantar eu ficar aqui lamentando o mau uso do dinheiro público…

  2. Fiz a atualização de meu endereço em janeiro de 2014. estou pontualmente em dia com todos os impostos, livre de qualquer multa e meu certificado não chegou até hoje. O que é que está acontecendo . preciso ser informada para eu tomar as devidas providências. Elguémme responda pro favor.

  3. Fiz a atualização de meu endereço em janeiro de 2014. estou pontualmente em dia com todos os impostos, livre de qualquer multa e meu certificado de registro e licenciamento do veiculo de 2094 não chegou até hoje. O que é que está acontecendo . preciso ser informada para eu tomar as devidas providências. alguém me responda por favor.

  4. Bom dia ou boa tarde, onde devo procurar o licenciamento do meu carro.
    Não chegou até hoje, foi pago IPVA/TAXA/ DPVAT em janeiro de 2014, estamos em junho de 2014.
    Preciso desta informação, desde já muito obrigada.

  5. Ainda não recebi o CRLV 2014, foi tudo pago dentro do prazo e não recebi, não tem informação nenhuma no site de onde possa estar. Só consta que foi pago, não tem código de rastreamento para consultar no site dos correios e não recebi nenhum AR. Por favor RESPONDAM!!!

  6. Paguei todas as taxas (ipva, licenciamento e dpvat) em dia e meu documento de 2014 ainda não chegou. Como fazer? Não há informação nenhuma no site a esse respeito!

  7. NÃO RECEBI MEU DUT ,ESTAMOS EM JULHO,TENHO INFORMAÇÃO QUE ME FOI ENVIADO EM FEV/2014.COMO FAZER? TIRO SEGUNDA VIA? AGRADEÇO A ORIENTAÇÃO.

  8. Bom dia, ou boa tarde!
    Tenho 02(dois) veículos com finais 0 e 7 (zero e sete). Estou absolutamente em dia com todas as minhas obrigações tributárias e fiscais em todas as esferas governamentos, contudo até hoje, 15/08/14 não recebí o CERTIFICADO DE REGISTRO E LICENCIAMENTO DE VEÍCULO/2014.
    O que está ocorrendo com os Órgão responsáveis aquí em Minas Gerais ?
    Grato.
    Hermínio.

  9. Bom dia ainda não recebi o documento relativo ao ipva do meu carro, fui a delegacia mas ninguém sabe me informar onde posso procurar o documento pois consta que foi enviado. Preciso viajar e estou andando com os comprovantes de pagamento e me informaram na delegacia que os comprovantes não serão mais aceitos, somente o ipva de 2014. Peço que me orientem como posso fazer para retirar o ipva em algum lugar ou solicitar 2ª via? Deixo esta solicitação como documento de que tentei obter ajuda para resolver algo que não é responsabilidade minha e certo de que será considerado caso tenha algum problema em fiscalizações na estrada relacionado ai documento que não me foi entregue. Obrigado.

  10. Boa tarde. A ultima parcela de meu ipva foi paga no início de agosto, mas ainda não recebi o documento novo. O que fazer? O comprovante de pagamento é aceito caso eu seja parada em alguma blitz, uma vez que o falta do mesmo não de minha responsabilidade?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 − 6 =

DPVAT MG 2014

Saiba mais sobre DPVAT MG 2014

Primeira Habilitação em MG

Primeira Habilitação em Minas está 10% mais Cara