Meu Carro foi Roubado, o que Fazer?

Ninguém deseja que você passe por isso, mas já pensou no que precisa fazer caso tenha seu carro roubado?

Bem, o primeiro procedimento é ligar para o telefone 190, da Polícia Militar, solicitando que o alerta de furto de veículos seja acionado. A atendente irá solicitar os dados do seu carro, bem como o local em que ocorreu o roubo. Este procedimento é adotado para que as unidades policiais iniciem o monitoramento.

Em seguida, mais precisamente no dia seguinte ao roubo, faça um o Boletim de Ocorrência (B.O.) em uma delegacia. Se seu carro foi roubado em uma rodovia federal, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) ainda disponibiliza via internet (www.dprf.gov.br) o Sistema de Alerta de Roubo e Furto de Veículos Nacional, em que a comunicação com as viaturas é feita via satélite Lembre-se que o boletim de ocorrência é obrigatório, principalmente se você tem seguro, pois é a única forma de você ser reembolsado.

Carro Roubado

Veja também:

Feito isso, ligue para sua seguradora e informe sobre o roubo. Em geral, as empresas exigem cópias da documentação pessoal, dos documentos do veículo e do B.O e também reforça à polícia que o carro foi roubado.

 

Informe ao DETRAN MG

Outro passo importante é registrar a ocorrência junto ao Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais. Isso faz com que o DETRAN MG suspenda, temporariamente, os tributos como IPVA e licenciamento, pelo período em que você ficar sem o veículo. Avisar o DETRAN MG que seu carro foi roubado também evita que possíveis infrações feitas pelos ladrões sejam enviadas para você.

A vantagem é que, em Minas Gerais, por exemplo, o registro de ocorrência junto ao DETRAN, pode ser feito no site do departamento. Basta preencher um formulário e juntar documentos como carteira de identidade, CPF, registro do carro, comprovante de pagamento do IPVA e cópia do boletim de ocorrência da Polícia Civil.

Ok, polícia, DETRAN e seguro avisados do roubo é imprescindível que você se lembre que você não é detetive e, por isso, não tem que ficar em busca do seu veículo. Deixe que a polícia faça isso. É mais seguro para você, aliás.

Mas e se Seu Carro Não foi Encontrado?

Bem, é neste momento que você terá que acionar a seguradora, mais uma vez. Para isso, você deve contar como aconteceu o roubo e levar à seguradora todos os documentos que ela solicitar para que ela efetue o reembolso.

Tenha em mente que nem sempre você terá todo o dinheiro de volta, já que o cálculo da seguradora é feito com base no valor de mercado do veículo, baseado na tabela de preços da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), e não no valor que você pagou por ele. A seguradora tem 30 dias para efetuar o pagamento.

A polícia encontrou meu carro, mas… em muitos casos a polícia consegue recuperar o carro roubado. Nos carros que estão segurados, a Polícia Civil informa à seguradora, que retira o veículo e avisa o proprietário. Se a indenização já tiver sido paga, o carro fica com a seguradora. Caso contrário, ele é devolvido ao dono, que terá que arcar com a reparação de possíveis avarias. Nos casos de carros que não possuem seguro, a Polícia Civil comunica o proprietário.

Neste caso, para ter seu carro de volta, você irá precisar apresentar, na delegacia que lhe informou sobre a recuperação do veículo, cópias da sua carteira de identidade, documento do veículo, cópia do boletim de ocorrência. Serão feitos os seguintes documentos: B.O de Recuperação, Auto de Entrega do veículo ao legítimo proprietário ou seu representante legal e memorando de encaminhamento do veículo a Perícia Criminal, caso a policia julgue necessário. Após a entrega do veículo, o delegado determinará a confecção de um memorando para a DRFA.

Direitos de Quem teve o Carro Roubado

Fique sabendo que, se você teve seu carro roubado, você tem direito a solicitar a suspensão do pagamento ou o ressarcimento dos valores relativos ao Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Para que seu direito seja garantido, é necessário requerer o benefício junto à Receita Federal e ficar atento a possíveis pendências, já que, se seu carro for recuperado, a cobrança será imediatamente restabelecida.

É importante que você saiba que existe uma lei que diz que, caso você já tenha pago o IPVA, a receita terá que restituí-lo em relação aos meses em que não estiver com o veículo. O formulário para restituição do IPVA pode ser impresso via internet, pelo site da Receita Estadual, ou retirado gratuitamente em uma das repartições do órgão. No mesmo local o formulário deverá ser protocolado, juntamente com a documentação necessária. A restituição será feita em conta bancária.

Evite que Seu Carro Seja Roubado

  • Evite estacionar em ruas desertas e pouco iluminadas
  • Não coloque o carro em pontos isolados do estacionamento
  • Ao dirigir de madrugada, evite trafegar por ruas pouco movimentadas e que tenham muitos semáforos, que o obrigam a parar
  • Ao ver um sinal fechado reduza a velocidade para evitar parar o carro
  • Esteja sempre muito atento a tudo que acontece a sua volta 
  • Trave as portas e sempre que puder deixe os vidros fechados
  • Tome cuidado com pessoas pedindo informações
  • Jamais dê carona a estranhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três + 3 =

Simuladores Adiados

Simuladores Obrigatórios só em Junho de 2014

Transportar Crianças

Como Transportar Crianças em Veículo