Você Conhece Todas as Regras de Trânsito?

Há muitas regras de trânsito que você nem sabe que existem e acaba descumprindo por puro desconhecimento. Conheça algumas das regras pouco divulgadas

Muitos motoristas desconhecem algumas regras de trânsito, pelo simples fato delas serem pouco divulgadas. Você sabia, por exemplo, que não é permitido carregar as sacolas de compra do supermercado no banco do passageiro, ou no de trás do carro? Isso porque, em uma colisão, os objetos podem ser lançados contra as pessoas e causar ferimentos graves.

Veja também:

Outra irregularidade é usar a marcha ré para percorrer um trecho de uma rua. Se você for flagrado fazendo isso, é multa na certa! A marcha ré deve ser usada apenas para manobrar o carro.

Regras de Trânsito

Não respeitar os pedestres também é multa na certa. Lembre-se que os pedestres tem prioridade na travessia, pela faixa. A regra vale até se o sinal estiver verde para os carros. Se houver alguém atravessando, é preciso parar o veículo e esperar que o pedestre termine a travessia.

Mais Regras Importantes

Conheça outras regras importantes que nem todos conhecem:

  • Em um cruzamento, a preferência é do motorista que tiver a direita livre.
  • A ultrapassagem pela direita só poderá ser realizada quando o veículo que estiver à frente tomar à faixa da esquerda e indicar por sinal que vai entrar à esquerda.
  • Os veículos que trafegam pelas rotatórias têm a preferência de passagem.
  • Em local não sinalizado, por fluxos que se cruzam, os veículos que trafegam pelas rodovias têm a preferência de passagem.
  • Além de ser proibido falar no celular enquanto dirige, é contra a lei carregar o aparelho no colo, também para evitar que seja arremessado, na freada ou batida
  • O condutor que estacionar o veículo nas esquinas e a menos de 5 metros da borda do alinhamento da via transversal estará cometendo uma infração média.
  • Nas rodovias, quando a primeira faixa à esquerda do motorista for pontilhada ou seccionada, a ultrapassagem é permitida.
  • Ultrapassar pela direita com veículo de transporte coletivo ou escolar, parado para embarque ou desembarque de passageiros, é infração gravíssima.
  • Os veículos que estiverem na área de linha contínua que antecede o semáforo podem avançar quando ele estiver amarelo.
  • O condutor é obrigado a dar preferência de passagem aos pedestres e a qualquer veículo não motorizado.
  • Ao ser ultrapassado é proibido acelerar o veículo.

 

Aprender Sem Complicar

Para que as pessoas conheçam as regras de trânsito, a Polícia Militar de Belo Horizonte possui o projeto Transitolândia, que ensina crianças sobre o funcionamento das regras de trânsito.

A Transitolândia é uma cidade mirim com ruas, praças, postos de gasolina, semáforos e veículos que tem como principal missão educar e preparar as crianças em idade escolar para a rotina diária no trânsito. O público é formado, em média, por crianças de 4 a 12 anos, que recebem os primeiros ensinamentos de como atravessar ruas, do conceito de mão e contramão, do significado dos sinais de trânsito, dos sinais e apitos dos guardas, das placas de sinalização e outros, participando ativamente nas aulas descontraídas e soltas ministradas pelos policiais-militares das Companhias de Trânsito da PMMG.

A cidade mirim fica na Av. Amazonas, 6227, no bairro Gameleira. Informações pelo telefone: (31) 2123-1276. Funciona de segunda a sexta, das 9h às 16h.

Sem Multas e Sem Pontos

E você sabia que determinadas multas por infração podem ser transformadas em apenas advertências, sem que haja desconto de pontos e pagamento da multa?

Desde janeiro do ano passado, infrações de trânsito consideradas leves ou médias podem ser transformadas em advertências, desde que o motorista não tenha cometido a mesma infração nos últimos 12 meses. A prática está prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no artigo 267, mas não funcionava na prática porque não havia regulamentação, mas foi determinada por meio da resolução 404 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Para que a multa seja transformada em advertência, o motorista deve ir ao DETRAN MG e solicitar o formulário de troca da infração por advertência. A solicitação deve ser feita em 15 dias a partir do recebimento da notificação da autuação, que é enviada pelo correio e você deve apresentar o xerox da carteira de motorista e a notificação da multa.. Em 30 dias você recebe pelo correio a advertência por escrito.

O Contran determinou que as regras para transferência de pontos na carteira de habilitação permanecerão as mesmas vigentes atualmente. Isso significa que se o dono do carro recebeu uma multa que ele não cometeu, poderá repassar a pontuação para o verdadeiro autor da infração, preenchendo e assinando um formulário que aparece no aviso de multa.

Esse formulário também precisa conter também a assinatura do condutor infrator. O documento pode ser enviado pelos Correios ou entregue diretamente no DETRAN MG. O prazo é de 15 dias a partir do recebimento da notifcação da autuação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + onze =

Aplicativo do DETRAN MG

DETRAN MG Lança Aplicativo para Smartphones

Dicas para Comprar Carro Usado

Dicas para Fazer Boa Compra de Carro Usado